SERVIÇOS

PROJETOS DE ARQUITETURA

A ADAPTABLE ®, considera que este é talvez o serviço de arquitectura que mais desenvolve, dado o seu carácter estruturante e vinculador relativamente a todas as outras especialidades. Isto é, o projecto de arquitectura é o elemento que coordena todos os outros entregues na Câmara Municipal respectiva. Assim, os projectos de engenharia terão necessariamente de se ajustar em todas as suas vertentes ao que ficar neste consagrado. Saiba aqui como fazer um projecto de arquitectura, quais a as suas fases, quanto tempo demora e o que se pretende atingir a cada momento.

PROGRAMA PRELIMINAR

Após a aceitação da proposta de honorários, a ADAPTABLE ®, inicia a primeira fase do projecto, o Programa Preliminar. O Programa Preliminar é um resumo dos principais objectivos propostos pelo cliente, descriminando as características gerais pretendidas para a obra, cada um dos espaços a projectar, as suas inter-relações e o seu modo de funcionamento.

ESTUDO PRÉVIO

O Estudo Prévio compreende a segunda fase do processo, a qual tem como objectivo chegar a soluções formais que se enquadrem nos objectivos propostos. Nesta fase, a ADAPTABLE ®, procura integrar as especificidades funcionais do programa e as exigências dos diferentes sistemas que ele incorpora (estruturas, ventilações, iluminação, abastecimento e drenagem de águas) na concepção arquitectónica do edifício. Serão produzidas peças desenhadas (1 exemplar de cada proposta), que comprovem a exequibilidade do projecto, ainda sem definições construtivas. Para maior facilidade de visualização por parte do cliente. Alcançados que estejam os requisitos do cliente, o estudo prévio dá origem a uma nova fase: o Ante-Projecto.

ANTE-PROJECTO

A fase de Ante-Projecto pressupõe o desenvolvimento do estudo prévio pela definição de todos os factores importantes da arquitectura e das engenharias. As alternativas estudadas, pela ADAPTABLE ®, terão um grau de desenvolvimento maior que no estudo prévio, incorporando já soluções construtivas (estruturais e infra-estruturais). Esta fase prepara todas as peças escritas e desenhadas para a entrega do Projecto Base, sendo apenas apresentado 1 exemplar da proposta.

PROJECTO BASE OU PROJECTO DE LICENCIAMENTO

Após a aprovação do Ante-Projecto, a ADAPTABLE ®, procede à sua concretização em Projecto Base (Licenciamento). Esta fase culmina na apresentação do projecto para Licenciamento na Câmara Municipal (peças escritas e desenhadas em número pedido pela entidade respectiva).

PROJECTO DE EXECUÇÃO

O Projecto de Execução constitui a quarta fase no desenvolvimento do projecto, e tem como objectivo o desenvolvimento do Projecto Base (Licenciamento) ao nível de rigor necessário para a construção. Durante este período ADAPTABLE ®, encarrega-se da coordenação de todas as especialidades envolvidas. A finalização desta etapa é atingida com a elaboração das peças escritas e desenhadas necessárias para o início da construção da obra. Estas compreendem um mapa de acabamentos (definição de todos os revestimentos da construção), um caderno de encargos (discriminação de todos os procedimentos construtivos), um mapa de medições (quantificação de cada um dos artigos do caderno de encargos), desenhos gerais e diversos desenhos de pormenor (representação de todos os detalhes técnicos, mapas de vãos interiores e exteriores, mapas de casas de banho). Serão entregues 3 exemplares do projecto, um para o cliente e dois para a obra. 

ASSISTÊNCIA TÉCNICA À OBRA

A última etapa no desenvolvimento do projecto é a Assistência Técnica à Obra, durante a qual a ADAPTABLE ® se mantém sempre disponível para o esclarecimento de dúvidas que possam surgir durante o período de construção da obra. Serão realizadas visitas à obra caso o desenvolvimento desta o justifique.

MORADIA 3.jpeg
MORADIA 3 _ VIATA 7.jpeg

PROJETOS DE ESPECIALIDADES

A ADAPTABLE ®, acredita que os projectos de especialidades são um processo fundamental para o desenvolvimento de um bom projecto. Neste particular, a compatibilização dos diferentes temas assume um papel fundamental. Como tal é fundamental evitar que um projecto reduza o desempenho de outro através de alguma característica. É também importante ajustar as características de cada especialidade de modo a reduzir os custos nas outras. Ora estes objectivos atingem-se através de um constante diálogo entre projectistas no momento de cálculo e desenho de cada solução.

COORDENAÇÃO DE PROJECTOS

Em todo o processo, a ADAPTABLE ®, desenvolve e coordena as especialidades caso o cliente o solicite, tanto na fase de licenciamento como de execução ou acompanhamento de obra. Em conformidade com a Portaria nº232/2008 de 11 de Março os projetos de especialidades habitualmente apresentamos são os seguintes:

  1. Plano de Acessibilidades

  2. Projeto de Arranjos Exteriores | Paisagismo

  3. Projeto de Estabilidade

  4. Projeto de Redes Prediais de Água e Esgotos

  5. Projeto de Águas Pluviais

  6. Projeto de Alimentação e Distribuição de Energia Elétrica

  7. Projeto de Instalações Telefónicas e Telecomunicações

  8. Projeto de Instalação de Gás

  9. Projeto de Segurança Contra Incêndios

  10. Estudo de Comportamento Térmico

  11. Projeto Acústico

FASES DOS PROJECTOS DE ESPECIALIDADE

Sem prejuízo de projectos mais complexos, onde análises prévias da estrutura ou de qualquer outro componente determinante, os projetos de Especialidades são constituídos normalmente pelas seguintes fases de trabalho.

  1. Projeto Base ou Projecto de Licenciamento)

  2. Projecto de Execução

  3. Assistência Técnica de Obra

PROJECTO DE LICENCIAMENTO

Após a aprovação camarária do projeto de Arquitetura, procede-se à elaboração dos diversos Projetos de Especialidade para licenciamento - Ante-Projetos. Nesta fase, a ADAPTABLE ® prepara todas as peças escritas e desenhadas para a entrega dos Projetos Base de Especialidades, sendo apenas apresentado 1 exemplar de cada proposta.

PROJECTO DE EXECUÇÃO

Após validados todos os projectos pela Câmara Municipal, pelos serviços municipalizados competentes ou ainda pelas entidades respectivas procede-se à próxima fase de trabalho que se designa de Projecto de Execução. Embora opcional, este estudo consiste num conjunto de documentos que preparam todo o processo de consulta a construtores e permitem obter propostas detalhadas e competitivas. Ao mesmo tempo é a garantia de que a construção é preparada e executada de modo rigoroso e com a máxima qualidade. Por fim, com este serviço, a ADAPTABLE ®,  irá permitir também um trabalho facilitado ao Director de Fiscalização de obra. É composto por um mapa de medições, caderno de encargos, Pormenores e estimativa orçamental. No mapa de medições estão discriminados todos as quantidades para cada item específico. No caderno de encargos está descrito como será executado cada um dos capítulos que compõem a obra. Nos pormenores estão evidenciados e desenhados todos os detalhes construtivos com a respectiva legenda. Por fim, na estimativa orçamental está descrito uma possível cotação segundo valores de mercado, permitindo a organização de uma estratégia de negociação com o construtor por parte do dono de obra.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA À OBRA

A última etapa no desenvolvimento do projeto é a Assistência Técnica à Obra, durante a qual a ADAPTABLE ®, se mantém sempre disponível para o esclarecimento de dúvidas que possam surgir durante o período de construção da obra.

StéphanieMathiasPhotography_RuthVanLooveren_WoningHoogstraten-169.jpeg

ARQUITETURA DE INTERIORES

ARQUITETURA DE INTERIORES

A ADAPTABLE ®, considera que a arquitectura de interiores é um campo que nos merece enorme interesse dado o impacto que este serviço gera na comodidade e qualidade dos espaços. Pode estar altamente relacionada com a arquitectura e existir mesmo uma forte inter-dependência com esta como é o exemplo dos trabalhos de fit-out. O serviço pode também ser desenvolvido sem qualquer alteração ou intervenção nas paredes existentes como é o caso do FF&E. Nalguns casos particulares envolve também alguns espaços temporários como os presentes em determinados showrooms ou stands para presença em feiras internacionais.

SERVIÇO DE ARQUITETURA DE INTERIORES

O serviço de design de interiores possui uma componente extremamente cenográfica na medida em que procura sobretudo criar ambientes através da decoração de espaços interiores. Trata-se no fundo de projectar os espaços interiores de modo a resolver as questões funcionais em perfeita harmonia com os aspetos de natureza estética. Tem como base de trabalho o desenho, conjugação e escolha de móveis, objectos, equipamentos, cortinas, tapetes, acessórios, conciliando-os continuamente. Trata-se de planear as cores, os materiais, os acabamentos, as texturas, a iluminação criando ambientes com características únicas. Procura-se do mesmo modo ajustar os objectivos às disponibilidades financeiras do cliente e aos requisitos de funcionalidades objectivos.

AMBITO DE TRABALHO DO ARQUITETO DE INTERIORES

O arquitecto de interiores administra todo o projecto de decoração, desenvolve calendários com prazos para cada tarefa, prepara o caderno de encargos, coordena o desenvolvimento do trabalho de marcenaria, pintura, electricidade e costura. Fiscaliza o trabalho de cada empresa de decoração e desenvolve os seus serviços quer para particulares, quer para empresas.

FURNITURE FIXTURES AND EQUIPMENT

O serviço de Furniture Fisxtures and Equipment vulgarmente conhecido por FF&E é um termo anglo-saxónico que significa mobiliário, divisórias amovíveis como biombos e equipamentos como a iluminação ou aparelhos electrodomésticos. Os trabalhos de decoração deste tipo destinam-se no fundo a desenvolver, criar ou distribuir o recheio de um espaço sem interferir com tudo aquilo que é fixo no imóvel. É um trabalho bastante rápido e não é objecto de qualquer tipo de licenciamento camarário. Nesse sentido é possível uma transformação integral de um espaço existente, alterando totalmente a sua funcionalidade e estética num breve espaço de tempo.

FIT-OUT

O serviço de Fit-out é um termo anglo-saxónico que é por definição o conjunto de acabamentos interiores que estão verdadeiramente ligados ao imóvel e não podem ser removidos facilmente. Este tipo de serviço já envolve um tempo de execução superior, mas não obriga a licenciamento camarário na medida em que não interfere com a estrutura ou infraestrutura. Este serviço poderá ou não ser objecto de FF&E conforme as necessidades do cliente. O Fit-out é contudo um processo absolutamente essencial em alguns casos onde é necessária uma transformarão um pouco mais profunda do imóvel existente.

evenbeeld-AHP-BBB21-icoon-Sion-24.jpeg

DESIGN

Conheça aqui um pouco, com a ADAPTABLE ®,  sobre os serviços de design nas vertentes mais abrangentes e estruturantes como o design de marca, na qual se pretende um serviço que abrange vários meios de comunicação; o design de produto ou design industrial no qual se trabalha a eficiência e qualidade do objecto ou aspectos relacionados com a optimização da produção; o design de mobiliário onde se pretendem desenvolver produtos específicos para posterior aplicação em projectos de interiores ou em produção em massa; ou mesmo um simples serviço de criação de um logotipo para integração num determinado espaço arquitectónico.

SERVIÇOS DE DESIGN DE MOBILIÁRIO

O serviço de design de interiores possui uma componente extremamente cenográfica na medida em que procura sobretudo criar ambientes através da decoração de espaços interiores. Trata-se no fundo de projectar os espaços interiores de modo a resolver as questões funcionais em perfeita harmonia com os aspetos de natureza estética. Tem como base de trabalho o desenho, conjugação e escolha de móveis, objectos, equipamentos, cortinas, tapetes, acessórios, conciliando-os continuamente. Trata-se de planear as cores, os materiais, os acabamentos, as texturas, a iluminação criando ambientes com características únicas. Procura-se do mesmo modo ajustar os objectivos às disponibilidades financeiras do cliente e aos requisitos de funcionalidades objectivos.

AMBITO DE TRABALHO DO DESIGNER DE MOBILIÁRIO

O designer de mobiliário desenvolve mobiliário específico para um determinado espaço e com um objectivo financeiro definido pelo cliente. Com o conhecimento profundo do comportamento estrutural dos materiais e das características estéticas e funcionais de todos os elementos que constroem as nossas peças de mobiliário, o designer cria assim objectos únicos e específicos para um fim determinado. As suas competências ao nível da história do mobiliário e da história da arte tornam-no o profissional indicado para o desenvolvimento de móveis para marcas ou espaços de características impares. Tem frequentemente formação académica de arquitecto ou artista plástico.

SERVIÇOS DE DESIGN DE PRODUTO

O design de produto ou design industrial é um trabalho que visa desenvolver o projecto de produtos com vista à sua produção industrial. Isto é, pretende-se adequar as estratégias de ergonomia, estética, cultura e orçamento disponível às necessidades da produção, do mercado e de disponibilidade financeira.